Os Três Tesouros da Alquimia Taoísta
Os princípios da Escola do Elixir Interno são esboçados em forma escrita num trabalho do 2º século por Wei P’o Yang, intitulado Chou-i Ts’ na -t’ung-ch’i, ou Meditação sobre Identidade e Unidade. Esse texto tornou-se famoso como uma fonte para comentários por Chu Hsi e Yü Yen , no século 12º e 13º respectivamente. Esses autores descrevem uma teoria que é fundamental para as artes marciais internas. Ela afirma que o “Elixir” que promove a longevidade é composto por 3 preciosas substâncias:
JING - ESSÊNCIA- Energia Sexual
QI - RESPIRAÇÃO- Energia Vital
SHEN- ESPÍRITO
Cada uma dessas substâncias têm um desdobramento em natureza e funções, uma a nível individual na própria pessoa e outra no nível cósmico dentro do universo.
JING- Significa Essência. É a mais original e refinada parte de todas as coisas. Existe em tudo. Representa a parte mais básica de todas as coisas nas quais mostra suas características.
Jing se manifesta materialmente como fluidos reprodutivos dentro dos indivíduos. É energia sexual que mantém a vida e a vitalidade do corpo humano.
No nível cósmico Jing é a energia da vida do céu e da terra que causa a luz do sol e da lua, o crescimento e a fertilidade da natureza. Jing é similar ao conceito hindu de Kundalini e em ambos os textos, chinês e indiano a base da espinha é seu lugar de domicílio no corpo humano.
Ao nascer você recebe o Jing Original de seus pais. Depois do nascimento este Jing Original fica em sua própria morada – os Rins, que são considerados a base de seu Jing. Você não pode aumentar a quantia de Jing que você recebeu ao nascer, mas o Jing pós-natal é retirado dos alimentos e do ar; treinando Qigong você pode melhorar a qualidade de seu Jing. Qigong pode também lhe ensinar como converter seu Jing Original em Qi Original e como usar este Qi efetivamente.
QI- Compreendido como Energia Bioelétrica ou Energia Vital- É fonte de todo poder interno.
O refinamento do Jing dá origem ao Qi.
Você tem o Qi Original proveniente do Jing Original e o Qi adquirido através da comida e do ar. De acordo com a qualidade do ar e do alimento seu corpo pode se tornar mais positivo ou mais negativo dependendo de como você os absorve.
Quando você retém e protege seu Jing Original você é capaz de gerar o Qi Original num fluxo puro e contínuo. Já que o Qi Original vem do Jing Original, ambos têm nos rins suas raízes. Jing forte e pleno gera Qi forte e pleno também. Este Qi reside no baixo abdome- no Dantian.
A energia do Qi é cultivada por técnicas de respiração e é criada pelo refinamento do Jing. A Escola do “Elixir Interno” chama isso de “respiração embrionária,” conhecida e praticada pela tradição taoísta.
No nível cósmico, o Qi é a energia do céu e da terra que promove o ímpeto da mudança perpétua.
SHEN- É o Espírito (difícil de traduzir). É a força que o mantém vivo, o espírito de seu ser. É o que o faz humano, porque os animais não tem Shen.
Refere-se a duas concepções: Shi Shen- consciência ordinária e Yüan Shen- consciência espiritual.
Shi Shen- é composto de todos os processos mentais que são adquiridos durante ou depois do nascimento, tais como: a consciência de si (self), pensamentos, sentimentos e sensações.
Yüan Shen- é a consciência espiritual que existe antes do nascimento. Com a idade, a pessoa tem sua mente original obscurecida pela consciência ordinária.
Através de técnicas de meditação a Escola do “Elixir Interno” procura reverter este processo.O sábio é aquele que retornou à fonte- à consciência de antes do nascimento.
Níveis mais profundos de treinamento em Qigong incluem a conversão de Jing em Qi, o qual é conduzido então para o cérebro para elevar o Shen. Este processo é chamado “Fa Jing Bu Nao e significa “retorno do Jing para nutrir o cérebro”. Quando o Qi é conduzido para a cabeça, ele fica no alto Dantian (centro da fronte) que =é a morada do Shen. Qi e Shen são mutuamente relacionados. Shen fraco e Qi fraco, degeneram o corpo . O Qi dá suporte ao Shen energizando-o e mantendo-o agudo, claro e forte.
A nível cósmico, o Yüan Shen envolve a união do indivíduo com o TAO, a consciência espiritual do céu e da terra- a mente original da natureza manifestada como energia da vida.
A fórmula básica comum, tanto para a filosofia taoísta como para a tradição marcial assim se expressa:
Através da composição da energia sexual- JING, a respiração- QI é transformada; através da composição da respiração o espírito- SHEN é transformado, assim: JING, QI e SHEN são os mais fundamentais elementos no processo de respiração meditativa.
O refinamento de Shen é por último um retorno ao VAZIO (Hsü) que está associado com o estado do ser humano antes de seu nascimento.
Depois do nascimento o Hsü tem dois aspectos: MING (vida ou destino) e HSING- (consciência espiritual).
MING- é o tempo humano que constantemente se deteriora depois do nascimento.
HSING- é a raiz da consciência espiritual. O objetivo nas práticas (de Tai Chi, Qi Gong, meditação), é a fusão do Ming material com o Hsing espiritual e assim fazendo retornar ao estado original, perpétuo e amplo do vazio.
A experiência de um estado de elevação espiritual foi descrito por diferentes termos através da história da China, antes e depois da chegada do Budismo: Shunyata (Vazio), Iluminação, Mente Original, Bodhi (Despertar), Bhudeidade, Consciência Pré-Natal, Obtenção do Tão. Referem-se a uma experiência além da linguagem.A idéia essencial é que antes do nascimento o ser humano tem um estado imaculado, puro. Depois do nascimento a criança aprende a perceber em termos da linguagem e normas impostas de cada cultura. Este processo de socialização obscurece a percepção original e a pureza inatas.
Referências Bibliográficas:
Este texto foi elaborado a partir da tradução de dois originais:
DONG, Y.P. -Still as a Mountain, Powerful as Thunder- Boston & London-
Shambala, 1993.
JWING-MING, Dr. Yang- Qigong for Arthritis- Ymaa Publication Center,
Second Printing, 1996.
Oservação:
Com o treino em Qi Gong ou nas artes marciais, o praticante se reconecta com sua face original, sem perder a percepção de seu meio social. Retorna ao seu estado original da mente em que não estava separado de Deus.Seus conceitos são refeitos e ele se vê a si mesmo, sem preconceitos, sem temores.
Florianópolis, inverno de 2001.
Tradução e Organização: Teresa Adada Sell