Conselhos de Mestre Sun que Favorecem a Saúde.
Yangsheng Qi Gong - Conselhos de Mestre Sun que Favorecem a Saúde.
1- Sorrir Sempre.
Aqui sorrir é um método de saúde, mais do que expressar emoção agradável. Ditado chinês: “Cada vez que você sorri se torna 10 anos mais jovem”. O sorriso ajuda a eliminar a tensão do corpo, melhora a circulação do sangue, o ânimo, e alegra a pessoa.
2- Aprender a Viver sem Tensões.
A tensão desgasta a energia física, dificulta o fluxo do sangue e do Chi no corpo alterando o equilíbrio entre os órgãos internos e o cérebro. Daí dores e rigidez no corpo, problemas de estômago e melancolia acontecem. Procurar manter a serenidade se despreocupando das coisas pouco a pouco, o que contribui para a saúde física e mental.
3- Manter Regularidade no Descanso Noturno.
A regra é dormir à noite e estar acordado durante o dia, e o tempo de sono depende de pessoa para pessoa. Na primavera é bom dormir cedo e levantar cedo, no verão deitar tarde e levantar cedo. No outono deitar tarde e levantar tarde, e no inverno deitar cedo e levantar tarde. Tanto dormir muito, como dormir pouco influi negativamente na saúde. É importante manter um ritmo regular de horas de sono.
4- Escolher uma Cama Dura
A chave está na solidez. Numa cama mais dura o corpo fica com menos contato com a cama e por isso o sangue flui melhor do que se o corpo ficasse submergido no colchão. Esta pressão dificulta a circulação e diminui o efeito de eliminar o cansaço e recompor as forças durante o sono.
5- Comida Frugal à Base de Verduras.
O que comemos influi em nossa saúde de diversas maneiras. Carnes em demasia acumulam proteínas e calorias que quando excedentes se transformam em fleumas, gordura, tumores, etc. Frutos do mar são importantes para desenvolver a inteligência e fornecem elementos nutritivos para o corpo, mas em demasia esfriam os órgãos internos. O esfriamento é a origem de enfermidades. Comer verduras é saudável e evita problemas. De acordo com atividades pode-se comer carnes ou frutos do mar mas sempre de maneira frugal.
“A saúde consiste em conservar em bom estado a circulação de sangue e o fluxo do Chi, o equilíbrio dos órgãos internos. Não há relação com quantidade de alimento ou de calorias armazenadas no corpo.”(pg.102)
6- Não Comer até Saciar-se Completamente.
Quando se come em demasia, o estômago incha. O sangue e o Chi deixam de circular fluidamente pelo estômago, estancam e o obstruem. Isso prejudica o funcionamento de outras víceras, e outros órgãos. Também prejudica a respiração. A quantidade é relativa a cada pessoa, mas será bom que cada um calcule e, não encha seu estômago mais do que 60 ou 70%.
7- Evitar Doces.
A mudança de sabores também influi na saúde e na circulação de sangue e de Chi. Ditado chinês: “ doença entra pela boca.”É importante reduzir a ingesta de doces. O sabor dos alimentos é muito variado mas pela teoria dos elementos são 5: ácido, salgado, picante, amargo e doce. Para o bom funcionamento dos rins convém o sabor um pouco salgado. Para os pulmões é bom o sabor um pouco picante, para o coração o amargo ajuda, para o fígado convém que o sabor seja um pouco ácido, e o doce ajuda o funcionamento do baço. Enquanto cada órgão se debilita mais de acordo com a época do ano, o baço sempre continua bem. Assim ele não necessita de doces mas no cotidiano há doces em abundância. Como não lhe necessitamos, seu excedente pode se transformar em gordura, em diabetes, danificar os rins, etc.
8- Evitar Tomar Alimentos e Bebidas Frias.
Trata-se de evitar todo o frio, pois o frio que entra pela boca e esfriando o estômago esfriam os outros órgãos, e assim ocorrem sintomas como esfriamento dos pés e mãos, ombros rígidos, problemas de tireóide, dores abdominais, menstruais, lumbago, úlcera de estômago, constipação, enxaqueca, etc. Não é suficiente aquecer externamente. Se tomarmos coisas frias na seqüência vamos sentir calor internamente. Temos o exemplo da febre, um calor que provém do resfriado –resfriamento do corpo. A temperatura ideal da água para beber é de 50 e 70º. Assim se mantém os microorganismos da água e não se esfria o estômago.
9- Hábitos Alimentares que Favorecem a Saúde.
a- Comer cada vez menos alimentos duros.
b- Mastigar bem a comida.
c- Comer menos frituras.
d- Reduzir a quantidade de comidas preparadas ou aquecidas em micro-ondas.
e- Só tomar alimentos que estejam em boas condições.
f- Não comer muita carne, nem frutos do mar crus.
g- Não aumentar nem diminuir bruscamente a quantidade e o número de refeições diárias.
h- Não exagerar nos condimentos.
10- Manter o Corpo Aquecido.
O esfriamento é a origem de todas as enfermidades. É preciso também manter o corpo aquecido externamente, e não usar roupas inadequadas à estação.
O significado Yangsheng é a ação de cuidar, não se trata de fazer o corpo forte, mas de desenvolvê-lo e tratá-lo com cuidado.
11- Manter um Espírito de Mansidão.
O conceito de saúde é incompleto se apenas o corpo for considerado. Mas ainda que a pessoa seja alegre e pura de espírito, não é suficiente para se dizer que tenha saúde verdadeira. O estado mental da pessoa influencia diretamente a saúde do corpo e vice-versa. Assim com relação aos órgãos internos, excesso de alegria debilita o coração, um ataque de cólera danifica o fígado. Preocupações debilitam o baço, deixar-se levar pela tristeza debilita os pulmões, e um sentimento exagerado de medo debilita o funcionamento dos rins. Quando tudo está bem é fácil controlar as emoções, mas na vida muitas situações desagradáveis mostram que manter a calma é um aprendizado contínuo. Se se toma a resolução de sempre recordar os favores recebidos, perdoar as faltas dos outros, controlar os próprios sentimentos, e com relação ao que se passou, por duro que seja deixar pra trás como algo insignificante, uma simples lembrança do passado que não pode voltar, teremos cada vez mais controle sobre emoções, não adoeceremos nosso corpo e poderemos desfrutar de tranquilidade de espírito, corpo e mente saudáveis, a saúde verdadeira.
Bibliografia.
"Costumbres que Favorecem La Salud” in –SUN JUN QING -Wubaomen Chi Kung:
El ABC Del Chi Kung (antigua sabiduria para la vida diária), Madrid, Ediciones TAO,2006.
Tradução e Organização: Teresa Adada Sell. Florianópolis, Inverno de 2011.