CHANOYU - ARTE E FILOSOFIA
“Chanoyu literalmente significa água quente para o chá e tem como objetivo uma comunhão tranqüila, informal entre o anfitrião e seus convidados.”(1)
Com estas palavras, o mestre de chá, Sen’ O Tanaka, presidente da Escola de Chá- Dai Nihon Chado Gakkai , da qual fazemos parte, inicia seu belíssimo livro- “The Tea Ceremony.”
O chá proveniente da China foi levado ao Japão por volta do século IX. O cultivo no Japão começou a partir do século XII com sementes levadas pelo monge zen- budista- Eisai, e encontrou na cidade de Kyoto terreno fértil para seu cultivo, favorecendo a expansão do hábito de beber o chá.
O Chanoyu foi idealizado e elaborado por mestres de chá, e tornou-se uma arte que leva em conta conhecimentos de arquitetura, de jardins, de utensílios de chá, de etiqueta, e de espiritualidade.
A partir do século XVI, o mestre Sen Rikyu aprimorou esta arte, constituindo-se o Chado- o caminho do chá- que se tornou uma expressão cultural tipicamente japonesa.
Como Chado, Rikyu estabeleceu princípios que norteiam a reunião, ou seja a Cerimônia de Chá.
No simples ato de preparar e oferecer uma taça de chá a um convidado, 4 princípios estão presentes:
Harmonia, Respeito, Pureza e Tranqüilidade
OS PRINCÍPIOS DO CHADO E A EDUCAÇÃO
O Respeito é parte fundamental como princípio. Todos convidados merecem igual atenção independente de sua posição social. Desaparece no recinto do Chá, quaisquer ostentação exterior. Todos adereços pessoais são retirados durante a Cerimônia.
A Pureza começa no cuidado com a boca e as mãos dos participantes. Estende-se ao cuidado e respeito aos objetos, ao ambiente físico, e à natureza presente nos arranjos de cada estação do ano.
A Harmonia -estabelece relações não autoritárias no recinto do chá, deixa de lado conversas inúteis e se concentra na contemplação da beleza.
A Tranqüilidade é o estado a que os participantes são levados durante a reunião. O encantamento que a serenidade da Cerimônia de Chá desperta nas pessoas em geral, mostra seu alcance espiritual. É uma forma tradicional, milenar, mas a aprendizagem de sua técnica contém um potencial educativo, importante aos jovens de hoje.
Porque em seus princípios:
O Respeito- ensina a importância de cada pessoa em sua individualidade, a disciplina, o auto-conhecimento, e auto-estima. No âmbito social procura o cuidado com o meio ambiente, com o bem comum.
A Pureza- se refere ao cuidado com seus pensamentos e emoções, a responsabilidade com seu próprio lixo, a manutenção da ordem do espaço comum.
A Harmonia- estabelece cuidadosas relações entre as pessoas, aprimorando qualidades de paciência e tolerância.
A Tranqüilidade- é o estado que se busca e se encontra ao praticar o Chanoyu. Treinando os movimentos sem dispersão, alimenta-se a energia que faz frente ao stress do cotidiano.
De forma gentil e requintada, a Cerimônia de Chá oferece a beleza aos sentidos, harmonia de emoções, melhora da coordenação motora, da atenção, e serenidade de espírito.
“Ichigo Ichie”- uma vida, uma vez. No preparo do chá, os movimentos embora ritualísticos não constituem uma repetição mecânica. Cada pessoa coloca seu corpo e seu espírito no que está fazendo. Nada se repete, um encontro é um encontro único, cada experiência é irrepetível como o são os gestos na Cerimônia. O Zen e a Cerimônia do Chá assim se encontram. Ao preparar e oferecer o chá o que é simples fica envolvido em contemplação e meditação. Mestre Rikyu assim dizia:“Que o Coração que busca seja seu mestre.”
A Cerimônia de Chá é uma arte de rara beleza. Sua solenidade leva todos participantes a um estado de recolhimento, atenção e serenidade.
Referências Bibliográficas:
1- O TANAKA, SEN -The Tea Ceremony- Tokyo, Kodansha International,2000.
2- VÁRIOS AUTORES- Do- A Essência da Cultura Japonesa- São Paulo,Centro Urasenke do Brasil, 2004.
Participação na Cerimônia
Os encontros da Cerimônia do Chá acontecem a cada 15 dias, regularmente em duas 5ªs feiras por mês, no horário das 16:30 às 18 hs.
Estão abertas inscrições para aulas de cerimônia do chá.
Se desejarem apenas assitirem a uma cerimônia, como convidados necessitam:
Trazer toalhinha para purificação de boca e mãos, calçar meias brancas, retirar adornos pessoais, contatar antes a professora Teresa ou Marilene.
FONTE: Teresa Adada Sell -inverno de 2005